Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero envia ao
arcebispo de Mogúncia as 95 teses, proposições em que se distancia de práticas
que ele considerava inaceitáveis na Igreja de Roma. Decorreram, precisamente,
500 anos. A este evento costuma atribuir-se o estatuto de evento fundador da
Reforma Protestante. Plasticamente, é registada a força deste acontecimento
através da imagem de Lutero afixando as teses na porta da Igreja de Vitemberga,
uma prática, aliás, frequente entre os académicos que expunham, assim, as suas
ideias, dispostos a discuti-las. No caso de Lutero, porém, o evento assume um
carácter que ultrapassa a dimensão académica e configura-se como o princípio de
um movimento que vem a assumir contornos de enorme relevância eclesial (conduz
à rutura com Roma) e política, criando divisões no império dirigido por Carlos
V a partir de 1519.
Não nos interessa aqui, porém, os dados de ordem
histórica, mas reter que, felizmente, hoje, já não estamos nesse ponto. Costumo
recordar aos meus alunos que, quando é estudada a Reforma e a Contrarreforma, na
disciplina de História, só lhes é contado o primeiro capítulo dessa narrativa,
pois, felizmente, hoje, já não estamos nessa fase do conflito que foi
encontrando, em alguns eventos pacificadores, como com o édito de Nantes de
1598, alguns mais ou menos efémeros raios de conciliação. A história deste
caminho fez-se, até finais do século XIX e inícios de XX, com grandes
divergências e conflitos. Feridas que a história levou tempo a sarar. Católicos
e protestantes olharam-se, durante tanto tempo (demasiado tempo!) como
inimigos. Basta recordar que, na Irlanda do Norte, essa é uma dolorosa ferida
ainda com escaras.
Ora, como bem lembra Umberto Eco, no seu livro
«construir o inimigo», aquele que temos por inimigo nunca é bonito, atraente,
inteligente. Essas são qualidades sempre reservadas ao nosso lado. E nesse
registo terá começado este percurso de 500 anos. Chegámos a olhar-nos como
inimigos.
Mas quanto perdemos com isso! Porque a diversidade
não tem de ser temida, mas potenciada ao serviço da maior realização.
Felizmente, hoje, já reconhecemos que esse foi um registo inaceitável. Hoje, em
resultado de um caminho que tem mais de 100 anos, olhamo-nos como irmãos.
Muitos são os que afirmam que Lutero, há 500 anos,
não pretendia criar uma nova igreja. Que tal foi pretensão dos que com ele
fizeram o caminho.
Se foi ou não sua intenção é, agora, de menor
importância. O que importa, 500 anos volvidos, é perceber que uns e outros
somos diferentes, hoje, porque os irmãos na fé nos desafiam a sê-lo.
Poderia pensar-se o Catolicismo, hoje, sem o
despertar que o Protestantismo constituiu?
O que dizer, aliás, da importância que o Catolicismo
restituiu à Palavra de Deus, ou da afirmação do sacerdócio comum dos fiéis, ou
do reconhecimento da absoluta iniciativa de Deus na salvação da humanidade e de
cada Homem, ou da celebração nas línguas vernáculas, sem supor que tal poderá
ter tido um impulso significativo do trabalho ecuménico com os irmãos
protestantes, trabalho e caminho que encontra no documento do Vaticano II, Unitatis Redintegratio, um dos seus
corolários? Ali, define-se, aliás, o critério que cria o lastro para que o
caminho continue a fazer-se: estabelecer uma hierarquia de verdades, centrando
o nosso olhar no que é fundamental, que, aliás, nos une, e conferir carácter de
secundário ao que o é e que, em muitos momentos, terá, infelizmente, sido a
causa de conflitos e divergências dolorosas.
Só se faz caminho de aproximação e efetivo diálogo
se cada um dos interlocutores se dispuser a reconhecer as falhas de que é
responsável, assim como a boa-fé do outro, reconhecendo a diferença, mas vendo
nela uma oportunidade, em vez de um problema.
O caminho deverá fazer-se esquecendo que o outro
pensa de modo diferente? De modo algum. Esse falso irenismo conduziria a um
branqueamento que favoreceria novos conflitos. O caminho terá de percorrer-se tomando
consciência da diversidade, mas sublinhando o que nos une. E muito é o que nos
une. Em tempos tão marcados por um ateísmo reinante, por um ateísmo prático,
une-nos a certeza da divindade de Jesus Cristo; une-nos a certeza de que a
Palavra é eficaz e revelada; une-nos a convicção de que um só é o batismo;
une-nos a confiança na iniciativa bondosa de Deus, omnipotente perante o mal;
une-nos a afirmação da condição gratuita da vida, dom de Deus de que somos
administradores... Tanto que nos une! Quanto vale, perante isto, o que nos
divide? Muito, certamente, mas não o suficiente para que deixemos de nos
reconhecer como irmãos.